Identidade Visual - Idpubli

O que faz sua marca ser lembrada e reconhecida?

Todos os dias somos bombardeados de inúmeros símbolos e logos que remetem a marcas dos mais diferentes segmentos. A dúvida é como diferenciar a sua impressão dentre as demais? Para isso, é imprescindível uma identidade bem definida. Por meio dela, sua empresa eleva de patamar e não corre o risco de cair no esquecimento. Tudo é resultado de um conjunto de características; cabe a nós sabermos determinar as que se diferenciam, e proporcionar a emoção esperada no consumidor. Afinal, o que te faz lembrar alguém?

O que é identidade visual?

A identidade visual é a composição de elementos gráficos e visuais responsáveis por representar visualmente uma atmosfera a respeito de quem é a empresa, seus valores e sua visão. Aplicando este conceito no cotidiano, é possível fazer uma analogia com a situação de se lembrar de uma pessoa somente ao se deparar com algo que remeta à sua identidade. Por exemplo: "sempre que vejo alguém de vestido azul, me lembro da Maria"; isso indica que essa vestimenta é sua “marca registrada”.
O intuito de criar uma identidade visual, portanto, é fazer com que as pessoas se lembrem de sua marca todas as vezes que se depararem com uma característica específica, como, por exemplo, a cor. Conforme ilustrado abaixo, mesmo com os elementos incompletos, a identidade dessas marcas já é consolidada, permitindo que associemos seu nome ao logo.

Percebeu a importância? Vamos então ver o que compõe uma identidade visual de sucesso:

Apresentação

O primeiro contato com o futuro cliente ou parceiro é de extrema importância, afinal, "a primeira impressão é a que fica". Para tanto, a apresentação institucional consiste em uma estratégia poderosa para impactar o consumidor; nela são destacados os principais elementos de sua empresa, como história e valores, que, quando bem colocados, proporcionam boa impressão. Um visual sólido e marcante pode determinar a decisão favorável do cliente. A apresentação de sua empresa está sempre atualizada e visualmente moderna?

Papelaria

Produtos que carregam a imagem de uma empresa são essenciais para alcançar o sucesso de forma mais veloz e efetiva. Desde itens que fazem parte da rotina interna da instituição, como uniformes e canetas, além de itens de divulgação, como cartões de visita e pastas. A utilização de produtos com identificação da empresa, associada ao manejo adequado das cores, formas, e comportamento permite contribuir na formação positiva de sua imagem. Vale a pena investir no marketing offline?

Site

Assim como a identidade visual no meio físico é essencial para expressar os valores e os objetivos de sua empresa, a forma de apresentação no meio digital apresenta significativa contribuição. Para expandir o alcance de sua empresa e garantir sua consolidação, é preciso um site que transmita ao consumidor de forma clara, rápida e organizada os serviços oferecidos e as principais informações da instituição. Qual a importância de criar um site para a sua empresa?

Quero mudar a percepção,
de minha marca.