O que é Landing Page?
Usar Landing Pages é realmente tão importante?
Quais elementos não podem faltar na Landing Page?
Proposta Única de Valor
Título e Subtítulo (H1 e H2)
Seguindo isso, não há dúvidas de que o início da sua Landing Page estará praticamente perfeito.
Imagens
Descrição de sua Landing Page
Formulário de conversão
Quais informações pedir no formulário?
Como criar uma Landing Page?
Agora que você já sabe quais são os elementos que não podem faltar na sua Landing Page, chegou a hora de compreender como você irá criar uma.
O processo é muito simples e graças as ferramentas que existem hoje, toda a parte técnica pode ser feita com muita facilidade.
Aqui nesse tópico você irá aprender a parte mais simples do processo, sendo que depois iremos falar sobre a parte criativa e trabalhosa, ok?
Isso é feito para que você possa absorver melhor o conteúdo, dando um passo de cada vez.
Veja a seguir como iniciar esse processo de criação:
Definição do objetivo da Landing Page
O primeiro passo para criar a sua Landing Page é definir qual será o seu objetivo final. Você quer vender um produto? Entregar um conteúdo para sua audiência ou apenas hospedar uma aula?
Para cada um desses objetivos é preciso obter uma estratégia diferente. De nada irá adiantar criar uma Landing Page com uma estrutura voltada para a venda de um produto se você irá apenas oferecer um material de apoio.
Na verdade, isso será apenas uma perda de tempo e de recursos.
Portanto, sempre que for construir uma página de captura, lembre-se de que ela deve possuir apenas um objetivo principal e que toda a sua estrutura precisa estar de acordo com ele.
Escolha da Big Idea
Toda campanha de Marketing Digital precisa ter uma Big Idea, derivada diretamente da Proposta Única de Valor.
A sua Big Idea é o grande motivo para a existência dessa campanha ou produto, uma única frase capaz de sintetizar toda uma estratégia em poucas palavras.
Abordando o mercado financeiro, podemos lembrar do case de grande sucesso da Empiricus com o seu discurso “O Fim do Brasil”.
Perceba como essa Big Idea é genialmente simples. Em apenas 4 palavras você consegue compreender muito do que a mensagem está tentando passar.
Abordar a Big Idea ideal para a sua Landing Page e basear toda a comunicação nela é fundamental, pois dará uma noção clara do seu lead da importância de que ele se envolva com o conteúdo que ali está sendo oferecido.
Escolha do modelo da página
Em seguida, é preciso escolher o modelo específico da sua página. De fato, existem diversos modelos prontos, mas o ideal é que você mesmo participe ativamente desse processo de criação.
Uma Landing Page pode ser muito simples, desde que siga a estrutura que foi mencionada anteriormente.
O mais importante aqui é que ela seja bonita esteticamente. Cuide dos aspectos como paleta de cores, tamanho e forma das letras, qualidade das imagens e todo o resto que pode impactar as pessoas.
Quanto mais profissional for a aparência da sua página, maior será a chance das pessoas continuarem consumindo ela.
Customização da página
Por fim, a página deve ser customizada com os últimos itens, como:
- Formulários;
- Depoimentos;
- Botão de Download ou de compra.
Também é importante revisar toda a estrutura para procurar possíveis erros. Por exemplo, a página não pode ter link que leve a pessoa para outro lugar, pois seu foco precisa estar unicamente ali.
Erros de português, imagens ruins e demais problemas devem ser solucionados para que a customização fique perfeita.
Configurações necessárias para criar uma boa página de conversão
Existem também algumas configurações extremamente necessárias para que você consiga criar uma boa página de conversão.
Veja quais são elas:
Insira um URL amigável
Um URL amigável é importantíssimo tanto para uma boa indexação como também para o usuário final que vai acessar sua Landing Page.
Caso você não saiba como fazer isso, é totalmente possível utilizar um encurtador de URL para deixá-la mais organizada.
Crie um e-mail e página de agradecimento
Após a pessoa efetuar a ação pré-estabelecida, você deve garantir que ela receberá um e-mail de agradecimento e que será redirecionada para uma página de agradecimento.
É muito importante fazer isso para demonstrar uma conexão maior com o seu lead. Vale ressaltar que esse processo deve ser configurado para acontecer de modo automático.
Instale pixels na sua Landing Page
Ao instalar pixels do Facebook Ads e do Google Adwords você passa a ter a possibilidade de mapear com maior eficiência as pessoas que chegam ao seu site.
Isso acontece porque essas pessoas irão servir como base de dados para os seus anúncios online.
Ou seja, na hora de criar um anúncio para uma Landing Page ou produto, você poderá usar esse grupo como público-alvo ou até mesmo procurar grupos que tenham interesses em comum com esse.
Dessa maneira você jamais irá trabalhar com públicos frios e ainda por cima poderá fazer Remarketing.
Como divulgar a sua Landing Page corretamente?
Existem diferentes maneiras de fazer a divulgação da sua Landing Page. Cada uma dessas formas possui suas especificidades, então é preciso usá-las com inteligência.
Você também deve fazer essa divulgação conforme pode. Isto é, não se precipite achando que precisa investir em diversas outras estruturas caso não tenha condições de fazer isso adequadamente ainda.
Dê um passo de cada vez e divulgue suas Landing Pages corretamente dentro das suas possibilidades.
Veja como fazer isso:
Utilize as redes sociais
Uma das formas mais básicas de divulgar uma página de aterrissagem é utilizando as redes sociais.
Coloque o link da página em postagens, stories, descrições ou até mesmo em vídeos.
Dependendo da rede social que você está utilizando será feito de uma forma ou outra, mas o mais importante é que todas as pessoas que lhe acompanham saibam sobre sua página.
Divulgue no seu site/blog
Caso tenha um site ou blog, divulgue sua Landing Page ali mesmo. Em um Blog, a melhor maneira de fazer isso é através dos próprios conteúdos ou por intermédio dos Pop-Ups.
Se você possui um bom tráfego para determinados conteúdos, correlacionar sua Landing Page com eles é uma ótima ideia.
Faça uso do e-mail marketing
Se você já possui uma base de e-mails, utilizá-los como fonte de tráfego para a sua Landing Page é algo muito simples.
Basta apenas enviar um e-mail para sua base explicando sobre a página, mostrando seus benefícios e porque ela deveria visitá-la.
Você também pode fazer isso com grupos de Telegram e WhatsApp, caso os possua.
Crie anúncios de divulgação da sua Landing Page
Lembra de ideia de colocar Pixels na sua Landing Page? Se você fez isso de forma correta, vai ser possível criar anúncios de divulgação para ótimos públicos, que vão querer acessar sua página.
Isso representa uma economia em anúncios e um aumento de retorno financeiro.
Parcerias
Também é possível fazer parcerias com outras empresas e influenciadores para que eles divulguem sua página.
Os renumere com um valor fixo, um percentual ou até mesmo nenhum centavo, caso o material exposto na Landing Page tenha sido criado por ambos.
Como otimizar suas Landing Pages?
Por fim, não podemos esquecer que a otimização da Landing Page é muito importante, pois somente dessa maneira ela pode se manter relevante ao longo do tempo.
Conheça as principais orientações para otimizá-la da maneira certa!
Faça uma análise apurada da sua concorrência
Ao analisar seus concorrentes acaba sendo possível ver o que eles estão fazendo e o que estão deixando de fazer.
Sua análise também pode levar em conta outros segmentos, caso ache necessário. Assim, veja o que pode ser melhorado.
Teste, teste e teste!
Monte sua página e então comece a investir em Testes A/B. No teste, uma única variável da página é isolada e então, analisados os resultados de suas variações.
Por incrível que pareça, um título diferente pode aumentar muito a retenção de pessoas e também a conversão final.
Entretanto, você só vai descobrir isso testando!
Otimize o SEO da sua página o máximo possível
Não existem muitas chances de que a sua Landing Page consiga se ranquear organicamente nas primeiras páginas do Google.
Porém, isso não é motivo para ignorar totalmente o SEO.
Aderir regras de SEO na sua Landing Page fará com que ela esteja otimizada para melhorar a experiência do usuário ao máximo, o que certamente vai te ajudar a ter resultados mais expressivos em termos de conversão e retenção.
Invista em uma página de conversão responsiva
A sua página precisa estar totalmente adaptada para dispositivos móveis. Afinal, boa parte do tráfego da página irá vir a partir deles, então não é possível se dar ao luxo de ignorar isso.
Com um investimento inteligente nesse simples ponto, garante que sua audiência seja bem recebida na página e se mantenha ali.
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