Como fazer uma propaganda: 15 dicas importantes

Saber como fazer uma propaganda é essencial para as empresas que querem ser bem sucedidas.

As vantagens de aplicar este tipo de estratégia de divulgação vai desde atrair mais oportunidades de negócios até aumentar a consciência da empresa e manter a relação entre a marca e o consumidor. 

Neste artigo, te daremos dicas valiosas de como fazer uma propaganda de sucesso e que traga resultados para sua empresa.

Afinal, para que serve a propaganda?

Megafone branco e vermelho com fundo azul simulando algúem fazendo uma propaganda

A propaganda é a principal forma de comunicação entre uma determinada empresa, que neste caso é conhecida como a patrocinadora, e seu público.

Através d disseminação da mensagem desejada é possível alcançar objetivos com:

 1. Aumentar a exposição da marca

Quando o objetivo é aumentar o reconhecimento da marca e atrair mais oportunidades de negócios para a marca.

Inicialmente, este objetivo se refere ao reconhecimento da marca per se e não à tomada de decisão per se.

2. Aumento da conversão do cliente

Quando a marca tem um nível de exposição relativamente desejado, a propaganda pode direcionar seus esforços para a aquisição de clientes.

Neste ponto, o foco muda para a venda do produto ou serviço oferecido pela empresa e, para alguns teóricos, pode ser chamado de propaganda.

 3. Garantia da marca

A melhoria da reputação e da marca leva a melhores resultados para a empresa.

Além disso, a marca favorece o posicionamento no mercado: como líder em um nicho, a opção mais rentável, a empresa mais responsável, etc.

Quanto mais forte a marca, mais facilmente ela será lembrada pelos clientes e melhor a conversão, incluindo a orgânica.

4. Aumentar a fidelidade do cliente

Se a marca for reforçada da maneira correta, tornando a empresa uma escolha altamente relevante e confiável, a propaganda também serve para gerar e/ou aumentar a retenção de clientes.

Quais são os pontos-chave para criar uma propaganda de sucesso?

Mulher com blusa branca e calça jeans com comemorando uma propaganda de sucesso

1. Definir os objetivos

Imagine o que seria um anúncio se não houvesse um objetivo por trás do que a ação pretendia alcançar?

Provavelmente não teria o efeito desejado sobre o consumidor. Toda propaganda deve ter um objetivo definido, uma razão de ser. E é a partir desta definição que se escolhe o tipo mais apropriado de publicidade.

Portanto, para estabelecer os objetivos que você quer alcançar fazendo um anúncio, pense no que você pode alcançar e em quanto tempo você quer alcançar este resultado. Uma vez que você tenha feito isso, passe para o segundo passo.

2. Conheça sua persona

Parece um pouco clichê e repetitivo falar sobre persona, mas para qualquer negócio, conhecer bem seu cliente é fundamental para criar estratégias mais direcionadas que realmente gerem resultados.

Quando você começa a pensar em propaganda, a primeira pessoa que você precisa considerar é seu cliente ideal, ou seja, a pessoa para quem você projetou seu produto.

Afinal, o objetivo da propaganda é atingir um público específico para mostrar que você tem algo que pode interessar a eles e ajudá-los a resolver um problema que eles têm.

Portanto, é sempre necessário falar sobre as pessoas para lembrar a importância deste personagem em suas campanhas.

Se você ainda tiver dúvidas sobre este tópico, confira nossas dicas no post sobre o que é uma persona e como criar a sua própria.

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3. Analise o seu produto e o mercado

O que você identifica como padrão ao olhar os anúncios anteriores da marca para o produto a ser anunciado?

Tente manter essas características, tanto textuais quanto visuais, para reforçar sua comunicação e não criar uma mensagem diferente das mesmas.

Além disso, analise também o mercado a fim de detectar as melhores oportunidades para anunciar o que você deseja.

4. Pense sobre o tipo de linguagem de seu anúncio.

Uma vez que você sabe quem é sua pessoa, você pode pensar no tipo de linguagem mais apropriado para atingir esse público.

Quando pensamos em como fazer uma propaganda, geralmente a primeira linguagem que descartamos é a mais formal, com muitos jargões diferentes, o que pode confundir seu público.

Entretanto, você precisa pensar nas pessoas que deseja alcançar com a promoção de seu produto para encontrar a maneira perfeita de se comunicar com elas.

Vamos dar dois exemplos para torná-lo mais claro:

Suponha que seu produto seja um curso on-line sobre como melhorar sua posição de orador em conferências internacionais de direito do trabalho.

Tenha em mente que o público que você quer alcançar com um produto como este é muito específico: pessoas que já trabalham e conhecem bem a legislação trabalhista, e que até dão palestras sobre ela.

Portanto, a linguagem que você usará para chegar a este público pode ser mais formal e pode até usar jargões legais.

Agora imagine outra situação: você tem um negócio de comércio eletrônico de roupas esportivas. Para fazer uma propaganda do seu negócio, não é interessante usar uma linguagem muito formal, mas você pode usar termos que são comumente falados nas academias e entre os atletas.

A verdade é que você precisa ter sua pessoa como referência para poder definir a linguagem mais apropriada para a difusão de seu produto.

5. Faça uma análise da concorrência

Agora que você sabe a quem se dirigir com sua publicidade, comece a analisar sua concorrência. Veja o que outras pessoas que também trabalham em seu nicho estão fazendo para identificar o que é recorrente e o que ainda está faltando em seu mercado.

Mas tenha muito cuidado com esta etapa: analisar seus concorrentes não significa copiar o que eles fazem. Afinal de contas, ninguém gosta de ver mais do mesmo.

Você precisa entender como outras empresas anunciam para tentar entender como certos anúncios são recebidos pelo público, de modo que você possa definir a melhor estratégia para você. No entanto, lembre-se sempre de anunciar seu negócio de uma forma inovadora que atraia a atenção das pessoas, que é o próximo tópico sobre o qual falaremos.

6. Seja inovador

Após analisar sua concorrência, você pode notar algumas lacunas em sua área de especialização, e é aí que entra a inovação.

Pense em maneiras de compensar o que está faltando em seu mercado. Inovação nem sempre significa fazer algo totalmente novo a partir do zero; algo que nunca existiu antes.

Claro, se você é criativo e tem tais idéias, melhor ainda, porque seu produto estará fora da norma. Porém, caso seu negócio seja semelhante a outro que já esteja no mercado, não desespere, porque você pode inovar na maneira como entrega seu produto ou na maneira como o apresenta ao mercado, por exemplo.

Há muitas empresas que conseguem se destacar em nichos saturados com pequenas inovações, então tudo que você tem que fazer é perceber como seu produto pode ser melhor em alguns aspectos e mostrá-lo ao seu público.

(Deseja saber mais sobre este tópico? Depois de terminar este post, leia nosso texto sobre como inovar em um nicho saturado).

5. Destaque todas as qualidades de seu produto

Continuando com a ideia de inovação, uma boa dica é tornar conhecidas as qualidades de seu produto. Mostre à pessoa todas as vantagens que ela terá se ela decidir comprar o que você oferece.

Você deve fazer isso especialmente se seu produto é algo do qual já existem outras cópias no mercado.

Se você tem um curso de idiomas, por exemplo, já sabe que existem outras pessoas ensinando o mesmo idioma que você. Entretanto, seu diferencial pode estar no método que você utiliza ou na velocidade de aprendizagem dos alunos em seu curso.

Portanto, ao anunciar, coloque estas qualidades em primeiro plano para que outras pessoas possam ver o valor de seu produto.

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7. Criar um slogan forte

Todos os anúncios têm uma característica em comum: o slogan, portanto, seu anúncio não deve ser diferente.

O slogan é uma frase curta que consegue definir o produto que você está oferecendo ao seu público, e deve ser, mais uma vez, inovador e criativo.

Pense em tudo o que você imaginou para seu produto e tente defini-lo rapidamente. É como se você quisesse vendê-lo a alguém, mas não tem muito tempo para explicar as principais características de seu produto (e na verdade, é exatamente isso que você quer fazer: vender).

Você deve criar um slogan curto e direto que mostre sua oferta rapidamente e torne fácil para as pessoas entenderem o que você está oferecendo.

Uma boa ideia para começar a escrever seu slogan é pensar em palavras que mostrem que seu produto é único e necessário. Pense também em frases que podem provocar o desejo das pessoas. Isto porque as pessoas que vêem muita lógica em um anúncio provavelmente serão capazes de dizer “não” ao produto a ser oferecido.

Em geral, as pessoas compram produtos que as ajudam a evitar a dor ou a encontrar soluções para seus problemas. Por isso, crie um slogan que se concentre em atender às necessidades emocionais de seu comprador. E nunca esquecer que a mensagem deve ser sempre curta.

Quer saber como fazer um slogan irresistível?

  1. Fale sobre um desejo
  2. que gera um resultado
  3. em um momento específico;
  4. garantindo a resolução das principais objeções;
  5. com riscos garantidos.

8. Saiba quais canais são relevantes para seu público

Tente descobrir a quais canais de comunicação seu cliente presta mais atenção e qual é a maneira mais fácil de alcançá-los. É televisão, rádio ou mídia social?

Vale lembrar que, nos dois primeiros casos, o custo é bastante alto e pode não valer o investimento. No mínimo, requer um plano de orçamento mais apertado.

Portanto, pense duas ou até três vezes antes de escolher o canal mais eficaz para divulgar a propaganda para seu público.

9. Aplique testes

Independentemente do formato de propaganda que você escolher, é essencial que você teste para ver se ela realmente funciona. Fique atento ao feedback de seu público sobre cada tipo de anúncio que você veicular.

Você também pode conversar com seus conhecidos e perguntar-lhes o que eles acharam da aparência de seu anúncio, do layout das imagens ou qualquer outro elemento presente em sua peça publicitária e, acima de tudo, perguntar-lhes se eles comprariam seu produto depois de ver seu anúncio.

Desta forma, você pode fazer pequenas melhorias em seus anúncios e testar para ver o que funciona melhor.

10. Fale com os influenciadores digitais

Quando você quer fazer uma compra e ainda está indeciso sobre qual marca ou produto escolher, não é bom receber recomendações de pessoas que você conhece ou mesmo de celebridades que já usaram a coisa?

Quando se trata de marketing digital, os influenciadores digitais são ótimos em ajudar você a anunciar um produto. Isto porque eles podem recomendar sua marca aos muitos seguidores que têm em suas redes sociais.

Assim, você pode tentar entrar em contato com eles e encontrar uma maneira de fazê-los promover seu produto. Desta forma, além de seu público, você pode alcançar o público de alguns influenciadores digitais.

Para entender melhor como você pode promover seus produtos com essas celebridades da Internet, leia nosso post explicando tudo sobre os influenciadores digitais.

11. Promoção de eventos

Sabemos que nem sempre é possível fazer eventos, porque isso implica um grande investimento financeiro. Portanto, se você está apenas começando, esta não é uma dica que você pode aplicar agora.

Entretanto, se você já tem uma empresa mais estável e pode fazer grandes investimentos, é interessante promover alguns eventos sobre seu mercado. Desta forma, você educa seu público, faz algo inovador e diferente do que seus concorrentes têm feito e pode continuar divulgando os novos produtos que está lançando.

12. Instigue uma ação

Algumas empresas podem se dar ao luxo de gastar altos valores com publicidade apenas para “entrar na cabeça do cliente”, mas sabemos que o dia a dia da maioria das empresas não é assim.

Sem rios de dinheiro para gastar, é importante que seus gastos com a sua propaganda produzam resultados diretos.

Para fazer isso, a melhor coisa que você pode fazer é fazer com que as pessoas comprem agora. Por exemplo, em vez de simplesmente dizer “Conheça meu produto”, você pode dizer “Aqui está meu produto, compre somente hoje e ganhe 10% de desconto”. Dar benefícios àqueles que compram cedo é uma ótima opção para alimentar seu fluxo de caixa.

13 Reforce a marca

Mais do que investir em publicidade, investir na construção de marcas é essencial para o sucesso a longo prazo.

No reino digital, ter seguidores no Twitter e Facebook, assinantes RSS ou pessoas em seu boletim informativo é uma das formas mais eficazes de divulgar promoções e novos produtos.

Mas, é importante lembrar que não basta ter seguidores, eles devem se engajar e se converter. Entretanto, este processo deve ser feito de forma consistente, o que pode demorar mais do que alguns dias ou semanas.

Outra maneira muito usada e que em muito casos possui uma boa conversão é fazer divulgação no whatsapp. Existem diversas formas de atrair clientes pela ferramenta,

14 Mensure o desempenho

Embora o mercado possa parecer um bando de homens cegos procurando um gato preto em uma sala escura, não tem que ser assim.

Se você estiver realizando uma campanha onde as pessoas o contatem por telefone, crie uma extensão específica para a campanha.

Se você vai comprar publicidade on-line, análise que mídia lhe traz mais clientes. E assim por diante.

O bom da Internet é que é muito mais fácil medir o retorno do que a mídia offline. Para fazer isso, defina métricas e indicadores relevantes que mostram a real eficácia de sua propaganda.

Aprender como fazer uma propaganda é uma obrigação para qualquer empresa que queira ter sucesso em seu mercado.

Para isso, porém, é necessário que seja feito corretamente e que gere resultados positivos.

Para isso, é necessário passar de um processo criativo completo à seleção do veículo, garantindo que o negócio se beneficie deste elemento crítico. Quer saber mais dicas? Confira em nossos artigos do blog da IDPUBLI!

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