Propaganda de loja de roupas: veja como fazer na prática

Uma loja de roupas possui suas peculiaridades para aumentar as vendas e atrair o público desejado. Com uma estratégia efetiva você pode obter os resultados desejados e com um custo menor. Confira nossas dicas para fazer uma propanda de loja de roupas de forma eficiente e aumentar suas vendas!

Como fazer propaganda de loja de roupas?

Antes de pensar em como anunciar uma loja de roupas, considere primeiramente sobre o local. A escolha do ponto comercial tem uma grande responsabilidade no sucesso de sua loja. 

Isso porque é um fator crítico para o comércio varejista, que tem como uma de suas formas de vender a atração de clientes que passam pela loja e se identificam com sua vitrine

Além disso, os tipos de produtos comercializados devem ser adequados, incluindo o fator preço, ao mercado no qual você quer explorar e os consumidores que você quer atrair. Para isso, elabore uma lista de verificação para avaliar:

  • A acessibilidade do local escolhido;
  • O fluxo de pessoas na área;
  • Segurança na vizinhança;
  • Instalações do ponto de venda;
  • Restrições do projeto, na prefeitura, para verificar que tipos de renovação são permitidos;
  • Transporte público para o local;
  • Projetos em desenvolvimento na região que podem afetar positiva ou negativamente seu estabelecimento;
  • Estacionamentos;
  • Concorrentes diretos;

Quem são seus vizinhos: existem muitas empresas ou outros negócios na área que seriam atraentes para atrair clientes para sua loja?

Para verificar, visite as opções disponíveis pessoalmente e imagine como seria sua loja lá. Visite em dias e horários diferentes da semana, pergunte a outros comerciantes da área e use estas informações para melhor posicionar seu negócio.

Invista na qualificação de seus vendedores

Você já esteve em uma loja e recebeu algum serviço ruim? Isto é bastante comum no varejo, muitas vezes devido à falta de vendedores qualificados. O serviço é um grande diferencial quando se trata de fazer vendas e até mesmo reter seus clientes. 

Portanto, não vale a pena fazer uma propaganda para a loja de roupas se o serviço dificultar as vendas. Vale lembrar também que a fidelidade faz parte de um processo fundamental para aumentar as vendas de sua loja, pois é um fator determinante para que seus clientes procurem por novas compras e recomendem sua loja a seus amigos.

Portanto, é essencial que você invista em seu pessoal de vendas para atingir este objetivo em um processo de divulgação, esclarecimento e apoio conjunto. 

Fornecer um meio para que eles se mantenham atualizados sobre tendências, como sinalizar melhores produtos para seus clientes e como abordá-los de forma eficaz sem aborrecê-los. Pode parecer um custo extra, mas é um investimento que compensa a longo prazo.

Entre os meios para fornecer bons serviços, podemos destacar:

  • O logotipo;
  • Os cartões de visita dos vendedores;
  • A placa da loja;
  • Elementos visuais para a decoração de lojas;
  • Etiquetas de preços personalizadas com os detalhes da loja;
  • Embalagem, entre outros.

Além disso, todos os canais de contato de seus clientes também precisam estar alinhados com esta identidade, agregando ainda mais valor à sua marca e reforçando-a para seus consumidores. 

Portanto, se você trabalha com redes sociais, e-mail marketing, entre outras ações, é essencial que todas as peças de comunicação que você desenvolve sigam essa mesma linha. 

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Como promover uma loja de roupas na Internet? 

Foto de uma mão seguranda um tablete acessando uma loja de roupas online

Para ajudar na promoção da sua loja, utilize:

  • Campanhas de e-mail marketing para aumentar as vendas ou as relações com os clientes; 
  • Ações de mídia social para engajar com os clientes e atrair novos clientes; 
  • Publicidade on-line, tais como investir em serviços como anúncios no Facebook e Google ads.

Use o poder dos marketplaces, que funcionam como centros comerciais on-line, como um shopping virtual onde várias lojas vendem seus produtos, para impulsionar as vendas.

A grande vantagem deste modelo de negócios é o alcance de um novo público, já que você investe em estratégias de promoção on-line para conscientizar mais pessoas sobre este ambiente de compras.

Por fim, com o desenvolvimento de um blog para marketing de conteúdo, você gera informações valiosas ao cliente para atrair, converter, educar e fidelizá-lo.

Invista em uma loja virtual

As vendas através de lojas online mostram um crescimento constante. Os dados do setor mostram uma perspectiva muito favorável, sendo uma excelente oportunidade para expandir sua loja para outros mercados potenciais que não dependem da localização física.

O comércio eletrônico da moda é cada vez mais popular no mercado, devido à facilidade e rapidez das compras. Entretanto, para ter sucesso, não basta ter uma plataforma e exibir os produtos de sua loja. 

Você precisa fazer um trabalho minucioso de condução de conversões. Isso inclui descrições detalhadas do produto, imagens de qualidade em diferentes ângulos e com a possibilidade de zoom in e out, métodos de pagamento fáceis, entre outros.

Caso você já esteja avaliando esta possibilidade, pesquise minuciosamente quem são seus consumidores e desenvolva uma estratégia que inclua canais de comunicação e investimentos promocionais adequados a quem você pretende alcançar. Não há maneira de promover uma marca de vestuário sem investimento.

Estes são fatores-chave para você aumentar significativamente suas vendas.

Valorize sua marca

No universo da moda, o status da marca é muito comum. Isso interfere até mesmo na avaliação do cliente de uma determinada loja, o que os faz pagar mais por algo que eles sabem, como e indicam. 

Portanto, é muito importante que você tenha todos os aspectos necessários para compor esta avaliação bem definida, e isto inclui tudo desde o nome de sua loja até a maneira como o cliente leva a mercadoria para casa.

A publicidade de uma loja de roupas deve seguir uma identidade visual adequada, o que promove a estratégia geral. Isto é fundamental para o reconhecimento do cliente. 

Portanto, tanto para materiais promocionais quanto para peças institucionais, conte com o profissionalismo de pessoas especializadas e treinadas para a tarefa. E para que você possa compreender o escopo deste trabalho, listamos alguns elementos que não podem faltar na composição desta experiência de marca.

Tenha uma boa logística

Não adianta pensar em como promover sua loja de roupas se você não puder disponibilizar suas coleções aos clientes na hora certa e na quantidade certa. Todo seu processo logístico deve ser integrado para não haver interrupções e para que seus clientes não tenham ou não recebam a mercadoria desejada, ou adquirida. 

Neste processo, as compras devem ser alinhadas com o perfil de seu público. Em outras palavras, ter 10 unidades de tamanho G em estoque e 5 unidades de tamanho S, por exemplo, e ter os maiores pontos de venda para produtos em tamanhos menores, resultará em produtos não vendidos e em falta, comprometendo suas vendas.

Para lojas que aplicam outros mecanismos de vendas, como, por exemplo, para contatos através da tecnologia (chat, whatsApp, redes sociais, e-mail, entre outros) ou mesmo para aquelas que procedem na forma de uma loja on-line, a logística ganha outro papel de fundamental importância para a satisfação do cliente: o cumprimento da entrega dos pedidos feitos. 

Para isso, é essencial que a venda só seja feita se houver produto em estoque físico e, portanto, seu estoque virtual deve estar sempre alinhado com ele.

Também quando se trata da entrega de produtos, a escolha dos fornecedores é de grande importância. Afinal, ao fazer uma compra on-line, a maior expectativa está relacionada ao recebimento do produto.

Portanto, é essencial ter opções de entrega com tarifas de frete acessíveis e um compromisso com o cumprimento de prazos. Mesmo assim, é recomendável ter sempre um plano B para qualquer falha.

Parcerias com blogueiros e influenciadores

foto de uma influenciadora digital com uma camera a filamando enquanto mostra um look com blusa rosa e cala jeans

Na moda, os blogueiros têm um papel fundamental a desempenhar: inspirar e ditar tendências. Eles são formadores de opinião e sua legião de fãs (audiências de blogs) muitas vezes seguem o que dizem. Neste tipo de colaboração, vários modelos podem ser propostos, se sua loja for somente física procure por blogueiros que tenham um público da sua cidade ou região.

Alguns só aceitarão a exposição de produtos em troca de remuneração, mas é possível trabalhar com blogueiros e influenciadores menores e altamente influentes em uma determinada região. 

Com eles é possível realizar o esquema de permuta, onde o pagamento da publicidade da loja de roupas é feito em produtos. 

Alguns até os anunciam apenas para ganhá-los ou durante seu uso em um “look of the day”, por exemplo. Portanto, aproveite esta oportunidade para dar visibilidade à sua loja.

Explore parcerias

As parcerias no mercado da moda são uma excelente forma de promover uma loja de roupas. Elas podem ser feitas de várias maneiras, dependendo de seu objetivo. Portanto, selecionamos alguns para você entender como promover uma marca de roupas através de boas parcerias e conquistar mais clientes em sua loja:

Parcerias com varejistas que pensam da mesma forma.

Para tornar os consumidores de uma loja conscientes de sua loja e assim gerar mais oportunidades de vendas, o conselho é fazer alianças com outros empreendimentos semelhantes, mas não com a sua concorrência.

Por exemplo, clientes que gostam de moda tendem a gostar também de produtos e tratamentos de beleza, perfumes, maquiagem e calçados. Use sua rede de contatos e proponha alianças para trocar descontos, incentivando uma “troca” de clientes.

Esta é uma estratégia publicitária simples para lojas de roupas: criar um voucher ou cartão de desconto a ser dado no final da compra do consumidor na outra loja. 

Lembre-se que, para fazer isso, você deve oferecer um desconto diferente daqueles que você normalmente aplica, assegurando que será irresistível para este consumidor vir à sua loja, mesmo que seja apenas para conhecê-lo. Além disso, o projeto do cupom fará a diferença. 

Portanto, invista em um design atraente que transmita profissionalismo e comunique sua marca de forma eficaz. Caso contrário, será apenas mais um pedaço de papel destinado ao lixo.

Se você tem dinheiro, um presente para acompanhar o material promocional é muito interessante. Isto dará mais garantias de que o consumidor olhará pelo menos o comprovante que você lhes dá.

Promova um programa de fidelidade a seus clientes

Ao invés de anunciar lojas de roupas com o objetivo de vender, você também deve se concentrar na fidelização do cliente. Se eles estiverem satisfeitos com os produtos que compram, o preço que pagam e o serviço que recebem, sua loja estará sempre entre as primeiras escolhas para eles quando surgir uma necessidade ou desejo.

Os programas de fidelidade são uma das melhores estratégias de divulgação de uma marca de vestuário. 

Eles são uma excelente maneira de trabalhar na retenção de clientes, fazendo de sua marca a marca escolhida por eles. 

Estes programas visam recompensar seus clientes com base em seu histórico em sua loja. Para o mercado da moda, você pode trabalhar em opções tais como:

Parceria com programas de fidelidade existentes, acrescentando pontos a uma rede mais ampla que oferece uma variedade de possibilidades a seus clientes; oferecer a esses clientes a oportunidade de acessar os lançamentos antes que eles sejam disponibilizados ao público em geral. Se possível, até mesmo dar-lhes descontos, mesmo que não sejam tão significativos. O mesmo vale para as vendas; Condições de pagamento diferenciadas;

Adote um sistema que favoreça a criação de um programa de fidelidade próprio, considerando a conversão dos valores gastos em pontos em benefícios quando uma certa margem é atingida. Os benefícios podem ser descontos na loja, que instigam um retorno para uma nova compra, ou mesmo presentes. Neste caso, é necessário avaliar o que mais agrada e envolve seu consumidor. 

A publicidade para lojas de roupas também deve ser feita na Internet

A partir dessas dicas, implemente as ações da web necessárias para seu negócio e desenvolva estratégias que se adaptam à sua loja. Caso precise de ajuda para a implementar e executar sua estratégia de propaganda para loja de roupas, entre em contato com a IDPUBLI e fale com um especialista. 

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