Marketing digital para negócios locais: o que saber?

O marketing digital para negócios locais é uma tendência crescente na era digital. Tornou-se essencial para muitas empresas, entender seu público e se comunicar com eles de maneira eficaz é primordial.

O marketing local não é mais apenas sobre localização física, é sobre entender seu público e o que eles querem de você.

Neste artigo vamos falar sobre a importância da estratégia de marketing local e como implementá-la de forma eficaz. Também listamos 9 dicas importantes sobre como criar uma estratégia de marketing digital bem-sucedida para o seu negócio.

1. Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que permite às empresas criar, editar e gerenciar suas listagens do Google Places. Ele usa uma mistura de estratégias tradicionais de SEO e marketing digital para ajudar as empresas locais a serem descobertas.

O Google Meu Negócio fornece às empresas as ferramentas necessárias para aproveitar a era digital. É uma ferramenta essencial para empresas locais que precisam competir no mercado atual.

O processo de cadastramento é muito simples, basta registrar sua empresa e suas características em um perfil específico criado na página Google My Business. A partir daqui, o cliente terá acesso a:

  • Produtos e serviços disponíveis
  • Fotos do local;
  • Comentários de clientes;
  • Endereço;
  • Website;
  • Telefone.

Assim, quando um usuário procura as palavras-chave registradas em seu perfil, ele encontrará seu negócio e suas informações sobre ele.

Além dos anúncios, o Google exibirá um mapa com várias opções de localização. Todos os perfis registrados no Google My Business podem ser encontrados no mapa.

2. Use SEO em sua estratégia de Marketing Digital

SEO (Search Engine Optimization) é a tática usada para aumentar as chances de sua loja online se destacar nas páginas de resultados do mecanismo de busca.

Esta estratégia de marketing digital é imprescindível para qualquer empresa local que queira ser encontrada por clientes potenciais.

SEO para comércio online em geral inclui descrições de produtos, otimização do título da página, estrutura de links internos, etc.

Cada item vendido deve ter uma página dedicada e projetada para atrair o tráfego dos mecanismos de busca.

Além disso, você também precisa que suas páginas sejam móveis. Isto significa que as informações e o design de seu site devem ser adaptados às buscas feitas a partir de dispositivos móveis.

Outro ponto importante é a escolha de palavras-chave, que devem ser cuidadosamente analisadas e selecionadas com o público-alvo de sua empresa em mente.

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3. Incentive seus clientes a deixar revisões e recomendações.

Revisões e recomendações são essenciais para aumentar a credibilidade de sua loja on-line, incentivando seus clientes a avaliar e recomendar seu comércio eletrônico é uma excelente técnica de marketing digital.

Atualmente, quando os usuários procuram produtos ou serviços em um mecanismo de busca, eles consideram o que outros clientes que já compraram e relataram sua experiência de compra dizem ou indicam.

Se sua empresa oferece produtos de qualidade e um serviço qualificado e humanizado, é muito provável que a maioria das avaliações seja positiva.

Deve ficar claro que quanto mais usuários sua empresa alcançar, mais complexa será para satisfazer as diversas peculiaridades, gostos e desejos, entretanto, as reclamações, quando bem analisadas e respondidas, mostram que sua empresa se preocupa com seus clientes.

Por isso, conduzir ações para incentivar as indicações é uma ótima opção para o marketing digital de sua empresa!

Há vários fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, é por isso que neste post apresentamos 14 dicas essenciais para você usar em seu comércio eletrônico.

4. Melhore seus canais de comunicação

É essencial que sua estratégia de marketing ofereça vários canais de venda e, para atingir compradores realmente interessados nos produtos, você precisa usar estratégias bem projetadas.

O marketing digital surgiu para ajudar você a resolver esta situação. Uma estratégia indispensável para conseguir clientes é a segmentação.

Segmentar seu público-alvo com base no comportamento do usuário é essencial para desenvolver uma comunicação mais precisa que gere resultados.

Desta forma, você pode visualizar quais canais de comunicação são essenciais para sua loja online:

  • Blog;
  • Whatsapp;
  • Mídias sociais;
  • influenciadores locais;
  • Email marketing.

Portanto, a partir da segmentação, é possível entender qual modelo de comunicação é a melhor opção para usar com cada tipo de consumidor.

5. Redefinir a estratégia de marketing com base nos resultados.

Se as palavras-chave não gerarem muitos cliques, pode ser aconselhável alterá-las. Um baixo número de visitantes da loja online também pode indicar que a estratégia digital requer mudanças. Procure clientes potenciais que tenham interrompido o processo de compra e use o redirecionamento para conquistá-los de volta.

5. Monitorar feedback

Do Facebook ao Reclame Aqui, sempre haverá pessoas comentando e avaliando seu serviço. Se o feedback for negativo, responda educadamente e proponha soluções para o problema.

Lembre-se: queixas recorrentes apontam para defeitos crônicos que precisam ser resolvidos. Em projetos de vizinhança, a insatisfação do cliente significa uma perda de vendas, que pode ser irreversível.

6. Pedir feedback

Infelizmente, os clientes são mais propensos a compartilhar uma má experiência do que elogiar uma empresa on-line. Para obter revisões positivas, então, o caminho a seguir é incluir lembretes aos consumidores. 

Digamos que você tenha uma casa de locação temporária, por exemplo, poderia ser um e-mail de pós-venda com uma bela mensagem: você gostou do serviço de hospedagem? Deixe uma resenha no Airbnb! Seus comentários são muito importantes para manter a excelência do serviço.

7. Diga a eles que seu negócio está online.

Se você tem uma unidade física, e não uma de comércio eletrônico, vale a pena divulgar o site e as páginas sociais para aqueles que frequentam o local. Isto poderia ser com uma placa na saída, um folheto na caixa ou até mesmo uma citação do assistente da loja.

8. Veja o que funciona melhor

Com o tempo, você conseguirá determinar quais táticas de marketing digital propaganda proporcionam o melhor retorno do investimento. Isto significa que você precisará reorientar seu planejamento estratégico com base nos resultados que você vê. O importante é garantir a visibilidade para que o público continue encontrando sua empresa.

Todo esse processo do marketing digital para um negócio local pode ser exaustivo, não é mesmo? Para isso, nossa equipe conta com profissionais especialistas no assunto, e estão prontos para entender sobre seu negócio e traçar a melhor estratégia. Entre em contato com a IDPUBLI agora mesmo e fale com um consultor.

 

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