Se você chegou até aqui é muito provável que queira saber como fazer uma propaganda de restaurante de forma simples e eficiente, certo?
Na era do mundo digital, anunciar um restaurante é fácil, conveniente e barato. Afinal, a mídia social democratizou e, agora, o investimento em anúncios é feito de forma mais rápida e com orçamentos curtos.
Porém, com outros restaurantes também usando mídias sociais e estando presente no Google, como o seu se destaca da multidão? Essa é uma pergunta que você deve fazer a si, mas vamos te ajudar a buscar novas estratégias para promover seu restaurante.
Leia com atenção este artigo e confira as dicas de como fazer anúncios criativos para restaurantes e fazer seu negócio se destacar no mundo digital.
Como fazer propaganda do meu restaurante?
Antes de mais nada, anunciar e fazer propaganda de seu restaurante ficou mais simples com o marketing digital. Porém, é essencial definir estratégias para criar um plano que traga os resultados desejados.
Dessa forma, é possível definir a eficácia de cada ação, os pontos fortes e fracos da empresa e colocá-la à frente da concorrência.
O planejamento permite identificar o que precisa ser descartado e o que funciona dentro de seus anúncios. Além disso, ele contribui para designar tarefas de forma eficiente, antecipar problemas e garantir que os processos sejam cumpridos conforme o objetivo. A partir disso, seguimos com um passo a passo para ajudá-lo da forma mais prática possível.
Objetivos do plano de marketing
Antes de começar a projetar qualquer ação de marketing, é fundamental estabelecer uma meta. Isso impulsiona seu plano e irá determinar quais pontos precisam ser avaliados a fim de atingi-la. Portanto, defina um prazo realista e tenha um objetivo concreto.
Análise de mercado
Ao analisar o mercado, é importante observar os concorrentes a partir do ambiente e do perfil do seu próprio restaurante. Sendo assim, é possível identificar fraquezas, pontos fortes, oportunidades e ameaças mais realistas.
Avalie seus concorrentes
Essa é uma maneira de saber o que funciona ou não no setor. Dessa forma, além de conhecer o nível de presença digital de seus concorrentes, você encontra inspirações de ações publicitárias. Assim, você descobre quais são as potenciais ferramentas para investir no seu negócio.
Defina o público
Outro objetivo é definir o perfil de seu público ideal, a chamada persona no marketing: uma pessoa fictícia para a qual você redireciona todas as estratégias que os visam.
O público de um restaurante é geralmente composto por moradores locais, turistas e trabalhadores. Contudo, as buscas nas mídias sociais o ajudarão a definir sua persona. E assim, você será capaz de atingir clientes através de ações mais efetivas.
Na internet todas as ações são medidas. Você pode descobrir quantas pessoas acessaram seu site, visitaram seu perfil na mídia social, gostaram de seu post e até mesmo quantas compartilharam. Dessa forma, use-as como indicadores de sucesso de suas campanhas.
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Plano de marketing e propaganda para restaurantes
Chegou a hora de elaborar seu plano de marketing e propaganda com todas as ações, atribuições, responsabilidades e prazos. Contudo, sempre de acordo com o objetivo da campanha. Veja abaixo algumas ideias de ações a serem realizadas:
Marketing de referência
Clientes satisfeitos recomendam seu restaurante a todos. Faça promoções de entrega, sorteios, realize eventos de jantar e incentive o compartilhamento de seu conteúdo nas mídias sociais.
Crie um diferencial para o restaurante e use a inovação como um sistema de entrega interativa via WhatsApp, conhecido como menu digital, por exemplo.
Tenha um website
Criar um website é importante para seu restaurante. Ofereça um menu digital funcional que responda às necessidades de seus clientes, com todas as informações que seu público precisa para fazer um pedido.
É fundamental que o site seja responsivo e de fácil interação!
Experiência do consumidor
Proporcione momentos positivos que despertam os cinco sentidos dos clientes. Além da boa comida, harmonize o ambiente. Desde a música aos detalhes de decoração devem tornar a experiência do consumidor positiva.
Marketing de relacionamento
Foque nos clientes. Fortaleça os laços para construir lealdade e ganhar embaixadores para sua marca. Aumente o envolvimento com programas de lealdade, por exemplo.
Dessa forma, você cria experiências positivas e conquista uma clientela fixa que se converte em mais vendas, pois amplia o nome de seu restaurante para além do estabelecido.
Planejamento de entregas
O investimento em propaganda para seu restaurante deve incluir o planejamento da entrega. Afinal, a comunicação e entrega dos pedidos aos clientes é uma forma de se diferenciar dos outros e fidelizar o cliente.
Sendo assim, com seu plano de marketing em vigor, é hora de estabelecer as estratégias de marketing de entrega a serem adotadas.
Processo de entrega
É necessário estruturar um processo de entrega antes de oferecer o serviço. Isto porque uma má experiência leva seus clientes a não retornarem, e este não é o objetivo. Afinal, a lealdade faz parte do marketing de relacionamento.
Anuncie a entrega no site e nas mídias sociais.
Este é o momento de anunciar seu menu digital. Informe seu público que todo o pedido pode ser colocado on-line e destaque o link do pedido nas mensagens automáticas do WhatsApp, por exemplo.
Nas mídias sociais, indique o site de vendas na descrição do perfil e prepare anúncios. Você pode até mesmo alinhar o conteúdo com promoções, cupons de desconto e programas de fidelidade.
Repita a ação nos dias de abertura para que as pessoas saibam que o restaurante aceita delivery.
Propaganda off-line
Apesar de grandes resultados com marketing digital, não abandone a boa e velha publicidade offline. Tenha pastas, folhetos e menus impressos anunciando sua página de pedidos on-line e WhatsApp.
O material pode ser entregue com pedidos, para que o cliente não perca o contato com você dentre outros.
Além disso, os conteúdos impressos não precisam se limitar à entrega! Coloque em mesas e os distribua na área.
Personalize a sua marca
Uma boa dica é criar uniformes personalizados com cores e o logotipo do restaurante para a equipe de entrega. Sendo assim, faça isso nas caixas em que eles carregam os pedidos.
Esta ação ajuda o comprador a identificar quando o entregador chega, pois o uniforme sinaliza que ele trabalha para seu restaurante, evitando situações perigosas de roubo e furto e cria uma conexão mais forte com seu restaurante.
Restaurante novo? Anuncie!
Pode parecer um desafio, mas anunciar um novo restaurante será o mesmo que anunciar qualquer outro, exceto para uma clientela inicial.
Siga as etapas descritas acima: pesquisa de público-alvo, planejamento e estratégia de marketing, perfil da mídia social e um site próprio com menu digital.
Analise as ações de seus concorrentes para fidelizar seus clientes. Inspire-se neles e crie diferentes ações que atraiam o público: ofereça um prato no mesmo dia da semana e tente diferenciar seu cardápio dos outros restaurantes da região.
Invista também em propaganda boca-a-boca, distribuição de folhetos na área e experiência do cliente. Ofereça promoções e descontos, organize eventos gastronômicos para que as pessoas entrem e conheçam seu restaurante.
Invista em uma empresa especialista no assunto
Por fim, ao colocar em prática todas as estratégias, surgirão dúvidas e desafios. Portanto, é fundamental procurar por uma empresa de marketing que te ajude a alavancar seus resultados de forma eficiente. Afinal, ninguém quer perder tempo com propaganda e marketing que não dão retorno algum.
A Idpubli possui diversos serviços que podem te ajudar a ter sucesso com a propaganda e com marketing digital do seu restaurante, como por exemplo: marketing de conteúdo; social media; gestão de tráfego e muito mais! Entre em contato conosco e fale com um consultor.