Landing Page

Landing Page: O Guia Para Uma Boa Página de Conversão!

Uma Landing Page é uma página focada apenas em gerar conversão. Sendo assim, ela carrega consigo elementos únicos que não são encontrados nas páginas tradicionais.
Toda estratégia de Marketing Digital possui o objetivo de gerar novos negócios. Entretanto, para que esses negócios sejam gerados, é preciso que o lead tome alguns passos, como entrar em contato com a empresa, preencher formulários, solicitar um atendimento personalizado, entre outros.
Essas ações mencionadas acima são geralmente tomadas em uma Landing Page, pois ela apresenta funcionalidades que podem melhorar os resultados de conversão.
Nos últimos anos essas páginas têm melhorado muito, mas vários negócios ainda não exploram esse recurso totalmente. Como resultado, o faturamento de uma empresa não se torna tão bom quanto poderia ser.
Ou seja, ao usar uma Landing Page da forma errada, o negócio estará perdendo dinheiro. Se você quer descobrir como utilizá-la da forma certa, trazer mais clientes ao negócio e melhorar resultados, continue lendo este conteúdo, onde vamos explicar absolutamente tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

O que é Landing Page?

Aqui precisamos começar a desmistificar um pouquinho o que é uma Landing Page. Isso porque existem muitas pessoas que acreditam que estamos falando de uma página completamente diferente das páginas tradicionais.
É óbvio que ela possui estrutura e objetivo diferentes das páginas que nós normalmente utilizamos, mas ainda assim estamos falando de uma página.
A Landing Page é criada para ser uma página de aterrissagem, onde o seu lead irá chegar após uma determinada jornada.
Nela tudo deve ser planejado para que o lead tome a decisão que você deseja que ele tome. Isto pode ser o download de um material, a compra de um produto ou até mesmo a solicitação de um atendimento personalizado.

Usar Landing Pages é realmente tão importante?

O uso das Landing Pages é importantíssimo por conta da sua própria razão de existir. Veja bem, você não quer abordar o seu cliente com uma proposta de venda a toda hora. Isso simplesmente iria estragar a sua experiência de navegação.
Conteúdos que possuem caráter educativo devem permanecer desse modo, mas podem se conectar a uma Landing Page que busque efetuar a entrega de um conteúdo mais complexo.
Além disso, graças a essa separação acaba sendo possível ter diversos benefícios, como:
● Público-alvo;
● Mapeamento das pessoas que visitarem a Landing Page;
● Melhoria da experiência do usuário;
● Maior taxa de conversão e assim, menor taxa de rejeição.
Ou seja, o simples uso de uma Landing Page pode trazer todos esses benefícios, o que mostra claramente como ela é vantajosa.
Por outro lado, manter pequenas páginas de captura no seu site também pode ter a sua efetividade. Não há dúvidas disso.
Contudo, as Landing Pages são estritamente necessárias para que os seus materiais sejam consumidos, as vendas realizadas e para que seja feito  um mapeamento adequado da estratégia.

Quais elementos não podem faltar na Landing Page?

Como uma pessoa experiente no mundo dos negócios, você sabe que não existe acaso para o sucesso.
De fato, tudo aquilo que dá certo sempre possui um método por trás e o mesmo vale para as Landing Pages.
Diante disso, é preciso compreender que existem alguns elementos que simplesmente não podem faltar na criação da sua Página de Conversão.
Veja a seguir quais são eles:

Proposta Única de Valor

A Proposta Única de Valor é aquilo que diferencia uma proposta de todas as outras existentes no mercado. É ela quem diz porque o lead deve optar pela sua empresa ao invés de outras.
Quando alguém abre uma Landing Page, ele precisa ser imediatamente impactado por essa proposta. Sendo assim, isso deve ser trabalhado antes da chegada na página de aterrissagem, seja através dos anúncios ou do próprio conteúdo orgânico.
É importante ressaltar que isso não é algo restrito apenas às propostas de vendas, mas sim a qualquer tipo de ação que é desejada para o lead. Se você vai apenas oferecer um material de apoio, é preciso mostrar a importância e relevância desse material.

Título e Subtítulo (H1 e H2)

No topo da sua Landing Page, deve haver um título e subtítulo, que são geralmente conhecidos como Headline 1 e Headline 2.
Esse é um ponto muito sutil que é ignorado, pois, poucas pessoas se preocupam com o título da sua Landing Page ou do seu conteúdo como um todo.
Porém, fazemos os seguintes questionamentos:
● Você come uma comida que possui um “cara” estranha?
● Continua lendo uma notícia que possui um título que não chama a sua atenção?
● Julga a qualidade de uma roupa pelo seu preço?
Essas simples perguntas demonstram uma característica marcante dos seres humanos, que é a de julgar as aparências. Nós naturalmente baseamos toda a nossa percepção em pouquíssimas coisas.
Em outras palavras, pode-se dizer que caso o seu título e subtítulo não sejam bons, existe uma grande chance de que a pessoa fique desinteressada pela sua Landing Page e acabe fechando.
Para evitar isso, os seguintes cuidados devem ser tomados com o seu título e subtítulo:
● Eles devem falar sobre uma única dor ou necessidade do cliente;
● Eles precisam ser sucintos. O título deve possuir entre 8 e 10 palavras;
● É preciso criar no leitor a vontade de prosseguir sua leitura;
● O benefício final deve ficar evidente logo no início.

Seguindo isso, não há dúvidas de que o início da sua Landing Page estará praticamente perfeito.

Imagens

O nosso cérebro é extremamente visual e por esse motivo é importante que a sua Landing Page tenha imagens.
Entretanto, não há nenhuma necessidade de que essas imagens sejam enormes e apareçam o tempo todo.
Sempre é preciso pensar na experiência de quem está acessando a sua página. Ou seja, naquele momento o leitor se sentiria melhor caso houvesse uma imagem?
Para descobrir isso não é muito difícil. Monte sua Landing Page e analise por si só onde você gostaria que existissem imagens. Peça para algumas outras pessoas analisarem também.
Em sequência, verifique se esses locais realmente melhoram a organização, experiência e design da página.
Pronto!
Você já terá cumprido mais um passo e adicionado outro elemento super importante para a sua Página de Conversão.

Descrição de sua Landing Page

A sua Landing Page precisa ter uma boa dose de conteúdo, o suficiente para que o lead seja a persuadido a tomar a decisão que você deseja.
Essa descrição precisa seguir uma estrutura básica:
No seu início, deve focar principalmente em reter a atenção do leitor e fazer com que o seu lado emocional seja atingido.
Aqui é a hora de falar sobre a sua dor principal, mostrar que existe uma solução para isso e apontar os benefícios que ele pode vir a ter. Esqueça totalmente o lado racional.
Uma vez que isso seja feito, está na hora de introduzir depoimentos sinceros, dados e qualquer tipo de informação que possa fazer o lado racional do seu cliente concordar com você.
Em relação ao tamanho da sua descrição, não há uma regra específica. O ideal é fazer com que ela tenha o tamanho ideal para quebrar todas as objeções do seu lead.

Formulário de conversão

Uma Landing Page precisa ter um formulário de conversão, mesmo se o objetivo dela for efetuar uma venda.
Faça isso para que o lead não se perca.
Se a pessoa for efetuar um download de um material, se inscrever em aulas gratuitas ou até mesmo efetuar uma compra, o formulário vai te ajudar a saber o básico sobre esse indivíduo, o que ajudará a melhorar os contatos futuros com ele.
 

Quais informações pedir no formulário?

Quanto maior for o número de informações que você pedir no seu formulário maior tende a ser a taxa de rejeição a ele, pois, a maioria das pessoas não gosta de dar muitas informações sobre si mesmos.
O ideal é pedir apenas aquilo que você realmente precisa.
Nome, telefone, e-mail são informações básicas e que já podem te ajudar muito inicialmente.
Além disso, é preciso perceber em que estágio do funil o seu lead está.
No topo do funil, o ideal é pedir o menor número de informações possíveis. Enquanto no meio e fundo do funil é possível se aprofundar um pouco mais, pois é natural que essa pessoa esteja mais interessada em compartilhar informações.
Guia para criar uma Landing Page
Saiba como criar uma Landing Page que gera leads no seu site

Como criar uma Landing Page?

Agora que você já sabe quais são os elementos que não podem faltar na sua Landing Page, chegou a hora de compreender como você irá criar uma.

O processo é muito simples e graças as ferramentas que existem hoje, toda a parte técnica pode ser feita com muita facilidade.

Aqui nesse tópico você irá aprender a parte mais simples do processo, sendo que depois iremos falar sobre a parte criativa e trabalhosa, ok?

Isso é feito para que você possa absorver melhor o conteúdo, dando um passo de cada vez.

Veja a seguir como iniciar esse processo de criação:

Definição do objetivo da Landing Page

O primeiro passo para criar a sua Landing Page é definir qual será o seu objetivo final. Você quer vender um produto? Entregar um conteúdo para sua audiência ou apenas hospedar uma aula?

Para cada um desses objetivos é preciso obter uma estratégia diferente. De nada irá adiantar criar uma Landing Page com uma estrutura voltada para a venda de um produto se você irá apenas oferecer um material de apoio.

Na verdade, isso será apenas uma perda de tempo e de recursos.

Portanto, sempre que for construir uma página de captura, lembre-se de que ela deve possuir apenas um objetivo principal e que toda a sua estrutura precisa estar de acordo com ele.

Escolha da Big Idea

Toda campanha de Marketing Digital precisa ter uma Big Idea, derivada diretamente da Proposta Única de Valor.

A sua Big Idea é o grande motivo para a existência dessa campanha ou produto, uma única frase capaz de sintetizar toda uma estratégia em poucas palavras.

Abordando o mercado financeiro, podemos lembrar do case de grande sucesso da Empiricus com o seu discurso “O Fim do Brasil”.

Perceba como essa Big Idea é genialmente simples. Em apenas 4 palavras você consegue compreender muito do que a mensagem está tentando passar.

Abordar a Big Idea ideal para a sua Landing Page e basear toda a comunicação nela é fundamental, pois dará uma noção clara do seu lead da importância de que ele se envolva com o conteúdo que ali está sendo oferecido.

Escolha do modelo da página

Em seguida, é preciso escolher o modelo específico da sua página. De fato, existem diversos modelos prontos, mas o ideal é que você mesmo participe ativamente desse processo de criação.

Uma Landing Page pode ser muito simples, desde que siga a estrutura que foi mencionada anteriormente.

O mais importante aqui é que ela seja bonita esteticamente. Cuide dos aspectos como paleta de cores, tamanho e forma das letras, qualidade das imagens e todo o resto que pode impactar as pessoas.

Quanto mais profissional for a aparência da sua página, maior será a chance das pessoas continuarem consumindo ela.

Customização da página

Por fim, a página deve ser customizada com os últimos itens, como:

  •     Formulários;
  •     Depoimentos;
  •     Botão de Download ou de compra.

Também é importante revisar toda a estrutura para procurar possíveis erros. Por exemplo, a página não pode ter link que leve a pessoa para outro lugar, pois seu foco precisa estar unicamente ali.

Erros de português, imagens ruins e demais problemas devem ser solucionados para que a customização fique perfeita.

Configurações necessárias para criar uma boa página de conversão

Existem também algumas configurações extremamente necessárias para que você consiga criar uma boa página de conversão.

Veja quais são elas:

Insira um URL amigável

Um URL amigável é importantíssimo tanto para uma boa indexação como também para o usuário final que vai acessar sua Landing Page.

Caso você não saiba como fazer isso, é totalmente possível utilizar um encurtador de URL para deixá-la mais organizada.

Crie um e-mail e página de agradecimento

Após a pessoa efetuar a ação pré-estabelecida, você deve garantir que ela receberá um e-mail de agradecimento  e  que será redirecionada para uma página de agradecimento.

É muito importante fazer isso para demonstrar uma conexão maior com o seu lead. Vale ressaltar que esse processo deve ser configurado para acontecer de modo automático.

Instale pixels na sua Landing Page

Ao instalar pixels do Facebook Ads e do Google Adwords você passa a ter a possibilidade de mapear com maior eficiência as pessoas que chegam ao seu site.

Isso acontece porque essas pessoas irão servir como base de dados para os seus anúncios online.

Ou seja, na hora de criar um anúncio para uma Landing Page ou produto, você poderá usar esse grupo como público-alvo ou até mesmo procurar grupos que tenham interesses em comum com esse.

Dessa maneira você jamais irá trabalhar com públicos frios e ainda por cima poderá fazer Remarketing.

 

Como divulgar a sua Landing Page corretamente?

Existem diferentes maneiras de fazer a divulgação da sua Landing Page. Cada uma dessas formas possui suas especificidades, então é preciso usá-las com inteligência.

Você também deve fazer essa divulgação conforme pode. Isto é, não se precipite achando que precisa investir em diversas outras estruturas caso não tenha condições de fazer isso adequadamente ainda.

Dê um passo de cada vez e divulgue suas Landing Pages corretamente dentro das suas possibilidades.

Veja como fazer isso:

Utilize as redes sociais

Uma das formas mais básicas de divulgar uma página de aterrissagem é utilizando as redes sociais.

Coloque o link da página  em postagens, stories, descrições ou até mesmo em vídeos.

Dependendo da rede social que você está utilizando será feito de uma forma ou outra, mas o mais importante é que todas as pessoas que lhe acompanham saibam sobre sua página.

Divulgue no seu site/blog

Caso tenha um site ou blog, divulgue sua Landing Page ali mesmo. Em um Blog, a melhor maneira de fazer isso é através dos próprios conteúdos ou por intermédio dos Pop-Ups.

Se você possui um bom tráfego para determinados conteúdos, correlacionar sua Landing Page com eles é uma ótima ideia.

Faça uso do e-mail marketing

Se você já possui uma base de e-mails, utilizá-los como fonte de tráfego para a sua Landing Page é algo muito simples.

Basta apenas enviar um e-mail para sua base explicando sobre a página, mostrando seus benefícios e porque ela deveria visitá-la.

Você também pode fazer isso com grupos de Telegram e WhatsApp, caso os possua.

Crie anúncios de divulgação da sua Landing Page

Lembra de ideia de colocar Pixels na sua Landing Page? Se você fez isso de forma correta, vai ser possível criar anúncios de divulgação para ótimos públicos, que vão querer acessar sua página.

Isso representa uma economia em anúncios e um aumento de retorno financeiro.

Parcerias

Também é possível fazer parcerias com outras empresas e influenciadores para que eles divulguem sua página.

Os renumere com um valor fixo, um percentual ou até mesmo nenhum centavo, caso o material exposto na Landing Page tenha sido criado por ambos.

 

Como otimizar suas Landing Pages?

Por fim, não podemos esquecer que a otimização da Landing Page é muito importante, pois somente dessa maneira ela pode se manter relevante ao longo do tempo.

Conheça as principais orientações para otimizá-la da maneira certa!

Faça uma análise apurada da sua concorrência

Ao analisar seus concorrentes acaba sendo possível ver o que eles estão fazendo e o que estão deixando de fazer.

Sua análise também pode levar em conta outros segmentos, caso ache necessário. Assim, veja o que pode ser melhorado.

Teste, teste e teste!

Monte sua página e então comece a investir em Testes A/B. No teste, uma única variável da página é isolada e então, analisados os resultados de suas variações.

Por incrível que pareça, um título diferente pode aumentar muito a retenção de pessoas e também a conversão final.

Entretanto, você só vai descobrir isso testando!

Otimize o SEO da sua página o máximo possível

Não existem muitas chances de que a sua Landing Page consiga se ranquear organicamente nas primeiras páginas do Google.

Porém, isso não é motivo para ignorar totalmente o SEO.

Aderir regras de SEO na sua Landing Page fará com que ela esteja otimizada para melhorar a experiência do usuário ao máximo, o que certamente vai te ajudar a ter resultados mais expressivos em termos de conversão e retenção.

Invista em uma página de conversão responsiva

A sua página precisa estar totalmente adaptada para dispositivos móveis. Afinal, boa parte do tráfego da página irá vir a partir deles, então não é possível se dar ao luxo de ignorar isso.

Com um investimento inteligente nesse simples ponto, garante que sua audiência seja bem recebida na página e se mantenha ali.

Gostou desse conteúdo? Continue navegando pelo nosso Blog e aprenda ainda mais sobre Marketing Digital!

 

 

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