Como fazer divulgação no whatsapp

Se você chegou até aqui, você provavelmente quer saber como fazer divulgação no whatsapp, certo? Em seguida, leia este artigo com atenção e preste atenção em nossas valiosas dicas.

O WhatsApp começou a fazer parte da vida brasileira em 2012, ganhando popularidade ao nos permitir trocar mensagens sem ter que pagar para enviá-las, como faziam os SMS na época.

Hoje temos este recurso gratuito e instantâneo que nos permite acessar facilmente os clientes a qualquer momento. Neste artigo, você verá como fazer uma propaganda e enviar mensagens  no WhatsApp aos clientes para acelerar seus resultados.

Como fazer divulgação no WhatsApp: compreendendo o potencial do aplicativo

Foto com imagem de um celular com o whatsapp aberto

Que o WhatsApp conquistou os corações dos brasileiros e desde então se tornou uma ferramenta para todas as horas, não há dúvida. Mas, a questão aqui é: como podemos usar o WhatsApp para ajudar sua empresa a vender mais?

Normalmente, as pessoas usam o aplicativo para entrar em contato com a família e amigos, mas não é só isso que serve. Atualmente, o aplicativo é também um dos meios preferidos de comunicação com empresas e prestadores de serviços. 

Quer seja para solicitar informações sobre um produto, ou mesmo para fazer uma compra, com uma opção de pagamento rápido sem ter que deixar o aplicativo. 

Você quer ter uma ideia da importância de usar este canal de vendas? Uma pesquisa realizada pela empresa Hibou revela que 8 em cada 10 consumidores já compraram algo através do WhatsApp (seja um produto ou um serviço). 

Além disso, a mesma pesquisa indica que 98% da população nacional já criou uma conta no aplicativo e 93% utilizam a plataforma em sua vida diária. 

WhatsApp Business: 

Um passo mais próximo para facilitar as vendas através do WhatsApp, dada a forte afinidade que os clientes empresariais têm com o aplicativo, em 2018 a WhatsApp criou uma versão voltada para os negócios. 

Agora, as empresas podem usar o WhatsApp Business para se comunicar diretamente com seus clientes Dessa forma, conseguem fechar novas vendas de forma rápida e conveniente, e ainda ter acesso a algumas características exclusivas.

Aqui estão algumas coisas importantes que podem ajudá-lo a entender como vender no WhatsApp Business:

Quais são as diferenças entre o WhatsApp Business e o WhatsApp pessoal?

Ambos os tipos de WhatsApp podem ser usados no mesmo smartphone, mas você precisa ter um número para cada conta. 

Você pode usar dois chips em um dispositivo ou um smartphone para cada número e separar seu WhatsApp pessoal daquele que você usa para negócios, ou seja, seu número comercial.

Algumas das vantagens de usar o WhatsApp Business são:

  • Registre seu número de telefone fixo comercial no WhatsApp Business; 
  • Tenha um perfil de sua empresa com todas as informações comerciais (website, endereço, horário de funcionamento, etc.);
  • Poder utilizar seu catálogo de produtos para aumentar suas vendas;
  • Criar mensagens automáticas de saudação, ausência e resposta rápida;
  • Agende conversas e separe seus contatos por grupos, tais como novo contato, cliente que já tenha feito uma compra, etc;
  • Crie listas de difusão e leve sua mensagem a uma lista mais ampla de clientes.

Por que é importante ter uma presença digital para vender no WhatsApp?

Desenho de um computador com icones ao seu redor que remetem a internet, como; player de vídeo e gráficos

Manter uma presença nas mídias sociais é crucial para a construção de sua marca. E enquanto o Facebook, Instagram e outras mídias já permitem o contato próximo com clientes potenciais, bem como com os fãs, o WhatsApp leva ao próximo nível do relacionamento.

Ao permitir o envio de mensagens entre empresas e clientes potenciais, a comunicação pode ser ainda mais próxima e mais imediata.

Você pode colocar seu número WhatsApp em seu website, cartões de visita e mídia social, para que seu público saiba que eles estão sempre ao alcance do aplicativo. Além disso, muitas ferramentas de vendas estão ligadas à aplicação. 

Mas sua empresa deve usar o WhatsApp Business para vender?

Embora a aplicação não tenha a mesma presença em todo o mundo, é muito popular no Brasil. É uma maneira de se conectar com seu mercado em tempo real.

Além disso, não custa nada e não requer manutenção como outras mídias que exigem a criação ativa de conteúdo de marketing o tempo todo. É simplesmente outra forma dos clientes contatarem você, e tudo o que você precisa é de um número de telefone e um smartphone.

E por mais que alguns marqueteiros veêm o uso do WhatsApp como um desafio para alcançar os clientes no menor tempo possível e lidar com o alto número de mensagens, o aplicativo pode ser usado muito mais estrategicamente do que isso.

Além de mensagens e respostas rápidas, o WhatsApp já permite, por exemplo, chamadas de voz e bate-papos via navegador para todos os seus usuários.

Quais são os passos para fazer divulgação no Whatsapp eficaz?

Foto de uma pessoa pesquisando no notebook como fazer uma divulgação no whatsapp e com o celular na mão direita

1. Usar a versão Business do aplicativo

A primeira coisa que você deve fazer é obter a versão Business do WhatsApp. Isto porque possui outras ferramentas que não estão disponíveis na versão normal do aplicativo e que farão a diferença em sua estratégia de marketing.

Além disso, nesta versão você também pode analisar as métricas das mensagens enviadas, recebidas e das lidas. A partir dessas métricas você pode avaliar o que correu bem e pode ser repetido e o que não funcionou e deve ser evitado.

É importante dizer que o WhatsApp Business também permite que você envie mensagens automáticas e use tags para classificar clientes.

2. Promover o número aos clientes

Não faz sentido procurar maneiras de anunciar um produto no WhatsApp se o número não for divulgado aos clientes, não é mesmo? É por isso que também queremos falar um pouco sobre como você pode fazer essa divulgação.

Você pode incluir o número em todas as ações de marketing que realizar, seja em folhetos, anúncios em jornais ou revistas locais, em lojas parceiras, no site, em suas redes sociais, entre outros. Quanto mais pessoas souberem que você tem esse canal de comunicação, melhor.

Além disso, você também pode usar seu rádio personalizado para avisar aos clientes que estão na loja e convidá-los a entrar em sua rede exclusiva. Uma pequena placa na caixa com um QR code que o cliente pode ler. Portanto, aderir a esta rede pode ser muito eficaz.

Para incentivar a adesão, você pode oferecer cupons de desconto, presentes gratuitos, acesso em primeira mão às notícias da loja e muito mais. Desta forma, quando o cliente se der conta de que se beneficiará desta relação, ele irá desejar juntar-se à sua rede.

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3. Planeje seu serviço

A principal intenção de usar o WhatsApp para promover um produto é que você possa manter um canal de comunicação direta com seu cliente. E o cliente espera que, ao enviar uma mensagem no WhatsApp da loja, você responda o mais rápido possível. Portanto, para que esta estratégia funcione, é preciso ter tempo para responder às exigências que surgem.

Não faz sentido que o cliente envie uma mensagem pela manhã e não receba uma resposta até o dia seguinte. O tempo que leva para responder pode ter sido suficiente para ele obter as informações necessárias da concorrência e comprar o produto que queria.

Se possível, tenha uma equipe para ajudá-lo a responder aos clientes e enviar informações sobre os produtos. Se não puder, deixe de lado várias vezes ao longo do dia para fazer isso.

Responda primeiro às mensagens mais antigas e lembre-se que em alguns casos pode ser necessário ter uma conversa com o cliente, o que também leva algum tempo.

Porém, uma coisa é certa, quanto mais rápido você responder melhor será a impressão que o cliente terá de sua loja. Então, planeje como será o serviço e trate o cliente da mesma forma que você faria se ele estivesse presente fisicamente.

4. Automatizar as respostas

Uma das grandes vantagens de usar o WhatsApp para anunciar um produto é que você pode automatizar os processos. Isso pode ser feito como uma mensagem automática que o cliente recebe se enviar uma mensagem fora do horário de expediente, ou simplesmente para dizer que você recebeu a mensagem e que voltará a recebê-la em breve.

Mas isso não é tudo, o aplicativo também permite enviar a mesma mensagem para um grande número de pessoas. Para isso, eles devem estar registrados em sua lista de contatos. E o melhor é que o cliente não percebe que a mensagem foi enviada a um grande número de pessoas, mas sim que cada palavra foi escrita com ele em mente.

5. Criar um catálogo de produtos

Você sabia que o WhatsApp permite que você crie catálogos de produtos? Dessa forma, quando o cliente pede algumas informações sobre o produto, ele estará disponível dentro do próprio aplicativo, sem que seja necessário abrir vários aplicativos para enviar o link correto para o cliente.

Quando você inclui um produto no catálogo, você pode incluir uma foto e o preço do item e até mesmo criar diferentes categorias. Por exemplo, se você tem uma padaria, você pode criar categorias para bolos, biscoitos, tortas, pudins, entre outros.

5. Separar os clientes de acordo com o funil de vendas.

Entender em que fase do funil de vendas um cliente se encontra é extremamente importante para direcionar as estratégias corretas e converter esses leads em uma compra. Afinal, cada etapa requer uma abordagem diferente.

Sendo assim, o WhatsApp Business tem uma ferramenta que pode ajudar a separar o cliente de acordo com o estágio em que ele se encontra. Você pode usar tags para classificar os contatos e criar listas de discussão automatizadas.

Ou seja, você planeja quais mensagens enviar aos clientes na parte superior do funil e se certifica de que elas sejam diferentes daquelas enviadas aos clientes na parte inferior do funil. Desta forma, você terá estratégias muito mais direcionadas.

6. Bônus

O whatsapp possui estratégias importantes para alavancar os resultados da sua empresa, sabemos que isso nem sempre pode ser tão simples. Por isso, é muito importante contar com quem tem domínio e conhecimento sobre o assunto.

Entre em contato com a IDPUBLI e saiba como podemos te ajudar e fazer divulgação pelo whatsapp de forma efetiva para seus clientes. 

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