Quem estuda ou trabalha com marketing digital, em algum momento já se deparou com o conceito de call to action. Afinal, ele é um elemento muito importante para o sucesso das ações de marketing.
Estes recursos podem ser inseridos em anúncios, landing pages, e-mails, posts e outros formatos de materiais. Além disso, podem ser em forma de texto ou botão e conseguem levar o usuário a realizar uma ação específica.
Esse é uma maneira das empresas conquistarem ótimos resultados com o marketing digital. Por isso, saiba o que é call to action e como aplicar no site da sua empresa.
O que é call to action?
Uma chamada à ação (CTA) é uma chamada,visual ou textual, que pode levar o leitor/visitante de uma página a realizar alguma ação.
Ela uma ferramenta primordial, pois promove ofertas de marketing digital e assim gera leads (potenciais clientes). Portanto, saiba escolher o CTA correto para perceber a diferença.
Existem vários formatos de CTA como oferta de links, um outro post relacionado ao assunto ou de materiais ricos, que direcione o leitor para uma landing page.
Além disso, um detalhe muito importante para ter em mente é que a CTA tem a função de levar o visitante para as próximas etapas do funil de vendas.
Onde utilizar o call to action?
Existem várias ferramentas e recursos de divulgação que podem ser utilizados na web. Deste modo, é muito importante saber quais formatos se encaixam melhor nas estratégias de marketing.
Dentre as possibilidades de uso, estão:
1. E-mails
Grande parte dos e-mails são acompanhados de uma CTA que visa orientar o destinatário para as próximas etapas do funil de vendas.
O uso de call to action nos e-mails ajuda a entender o nível de interesse dos clientes pelos seus produtos e serviços, e assim qualificá-los como leads.
Um exemplo de CTA que pode ser utilizado é a frase: “acesse o site e saiba mais”!
2. Redes Sociais
As redes sociais são muito importantes nas estratégias de Inbound Marketing.
Por meio desses canais, as empresas criam uma relação mais próxima com os usuários. Dessa forma, a CTA nas mídias sociais ajuda o consumidor a ir para o próximo estágio do funil de vendas. Por exemplo, com frases como: “curta e compartilhe com os amigos”.
3. Home do site
Quando uma pessoa chega no site da empresa é porque há possibilidade de interesse em algum produto ou serviço que você vende. Sendo assim, por que não utilizar uma CTA logo de cara para impressionar?
Um exemplo de CTA que pode ser utilizada é: “Conheça mais os produtos e serviços disponíveis”.
4. Páginas do site
As páginas do site podem ser acompanhadas de uma boa CTA. Por exemplo, a famosa “Inscreva-se na nossa newsletter”.
Entretanto, há também a opção de utilizar a call to action apenas nas postagens de blog. “Assine nossa newsletter” é outro exemplo que é utilizado.
5. Posts no blog
Muitos artigos e posts desenvolvidos são pensados para o topo do funil, ou seja, o foco é atrair novos visitantes para uma página de destino.
Contudo, no fundo de funil, ficam as estratégias totalmente focadas na venda e fidelização dos clientes.
Dessa forma, é fundamental alinhar a CTA conforme os objetivos de cada etapa. Além disso, os conteúdos devem levar as pessoas para todas as fases do funil.
Um exemplo de CTA que pode ser implementada, seria:
“Se você curtiu esse artigo, confira a landing page que preparamos”.
6. Anúncios
Se você realiza investimentos em links patrocinados, com certeza precisará usar o CTA para fortalcer os links e torná-los eficientes.
Os textos de anúncios costumam ser curtos, portanto, é importante caprichar nas chamadas. Dessa forma, o call to action pode ajudar neste processo como este exemplo:
“Clique aqui e adquira agora”
Por isso, é possível utilizar CTA em:
- Vídeos;
- Materiais específicos;
- Ofertas;
- E-mail marketing.
A relevância de uma boa CTA e suas vantagens
O marketing de conteúdo e o inbound marketing são estratégias muito importantes no marketing digital.
É com essas técnicas que as empresas conseguem atrair usuários, convertê-los em leads, encantá-los para assim, realizar as vendas.
A CTA é um recurso essencial que ajuda a guiar a audiência em todas as etapas do funil de vendas, e incentiva na tomada de decisões.
As vantagens da call to action são:
- Gerar valor para o público;
- Aumentar as vendas;
- Facilitar o processo de decisão de compra;
- Crescer o número de clientes;
- Dirigir as ações com base nas estratégias e interesses da empresa.
Sendo assim, investir em CTAs eficientes no site da sua empresa e em ações de marketing são maneiras de chamar atenção dos clientes, aumentar as vendas e o sucesso nos negócios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Ideal Marketing, onde você encontra todas as plataformas que sua empresa precisa e pode entender muito mais sobre o marketing em um só lugar.