Key Performance Indicators (KPIs) são os principais indicadores de desempenho observados por uma empresa. Em outras palavras: os valores quantitativos fundamentais que medem seus principais processos internos.
Os KPIs de Marketing digital são uma parte fundamental da estratégia de gestão de qualquer empresa e permitem um melhor monitoramento e gestão do nível de desempenho e sucesso das estratégias.
Com os KPIs, a empresa pode entender como cada um dos números está indo e estabelecer metas plausíveis e alcançáveis.
Se, por exemplo, o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) é alto em uma determinada organização, os gerentes sabem que precisam olhar mais de perto os processos dentro do Marketing e Vendas. Se a retenção for baixa, as etapas de atendimento ao cliente precisam ser consideradas.
As métricas devem ser separadas em camadas: as que são mais gerais e estratégicas para o negócio na totalidade e as que são mais específicas, relacionadas a uma determinada área ou detalhe operacional.
Quais são os principais KPIs de Marketing digital?
1. Taxa de conversão
A taxa de conversão é uma métrica amplamente utilizada para medir resultados relacionados aos KPIs de marketing digital, especialmente em Marketing Digital. Um exemplo é a taxa de conversão de chumbo, calculada dividindo as conversões por seu público. Por exemplo, 200 Leads / 1.000 visitantes * 100 = 20% Taxa de conversão de leads.
2. Custo de aquisição de cliente
O custo de aquisição do cliente é uma métrica que mede o custo de aquisição de um novo cliente em uma empresa. Calculamos o CAC dividindo os gastos totais para adquirir clientes (custo de vendas e marketing) pelo número total de clientes adquiridos em um determinado período.
Como calcular o custo de aquisição de clientes:
CAC = MCC ÷ CA
MCC: Custos totais relacionados com a aquisição da campanha de marketing
CA: Número total de clientes conquistados
3. Ticket médio
O ticket médio é calculado pegando a receita total de todas as transações e dividindo-o pelo número de transações. A receita por transação pode ser calculada da seguinte forma:
Receita Total / Total de Transações = Ticket Médio.
Por exemplo, se houver 100.000 vendas em uma loja de comércio eletrônico e cada venda tiver um ticket médio de $ 10, então:
Receita total = $ 1.000.000
Total de transações = 100.000
Ticket médio = $ 10
4. LTV
O que é o Ciclo de Vida do Cliente (LTV)?
O ciclo de vida do cliente (LTV) refere-se a quanto tempo um cliente permanece com sua empresa, o que ele compra e quanto gasta durante seu tempo com você.
Inclui todas as etapas do relacionamento com a sua empresa, do primeiro ao último contato, incluindo aqueles clientes que nunca compraram nada de você antes ou que saíram da sua empresa por qualquer motivo.
Quando você inicia seu negócio, pode ser difícil calcular o LTV de um cliente. Isso ocorre porque você não tem nenhum dado e precisa confiar em suas próprias suposições.
A seguir, veja como calcular o LTV:
LTV = Valor do tempo de vida do cliente/Custo de aquisição do cliente
5. ROI
O ROI é um dos mais importantes KPIs de marketing digital, pois fornece o resultado final. Ajuda a medir a eficácia de uma campanha de marketing e também ajuda a determinar se um determinado investimento vale a pena ou não.
Para calcular o ROI, você precisa entender o que sua empresa realiza e quanto dinheiro você gasta nela. Você também precisa saber quanto dinheiro ganha com seus clientes, o que pode ser encontrado em suas finanças.
O ROI pode ser calculado usando a fórmula abaixo:
ROI = receita gerada – custos e investimentos / custos e investimentos
6. MRR e ARR
Essas métricas estão principalmente relacionadas aos negócios SaaS, onde o cliente paga pelo uso do serviço ou produto com taxas mensais recorrentes. A característica deste modelo é precisamente diluir os custos do cliente ao longo dos meses de pagamento. Por este motivo, também tem um ticket médio inferior ao do modelo de licença perpétua.
A receita mensal ou anual recorrente aumenta com o crescimento do ticket médio do seu produto. E, mantendo o valor de MRR ou ARR acima da receita perdida pelos churners, você consegue uma rotatividade negativa, que, se ainda não o é, deveria ser o sonho de toda empresa!
Com a taxa de rotatividade abaixo de zero, as receitas aumentam significativamente (a ponto de este número se tornar insignificante em relação ao crescimento da empresa).
Conclusão
Os kpis de marketing digital são importantes para o sucesso de uma empresa. Eles ajudam a direcionar o tráfego, aumentar o reconhecimento da marca e atrair novos clientes.
Além disso, eles são importantes porque ajudam a criar reconhecimento da marca, direcionar tráfego e atrair novos clientes.
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