Conheça os tipos de influenciadores

Conheça os Tipos de Influenciadores Para o Seu Negócio

Você já foi digitalmente influenciado? Certamente, em suas redes sociais, você segue pessoas com as quais se identifica, e já deve ter visto postagens de produtos ou serviços sendo anunciadas por elas, não é mesmo? Portanto, conhecer os tipos de influenciadores para seu negócio é fundamental.

Isso acontece porque, hoje em dia, o marketing de influência digital tornou-se um meio de comunicação indispensável para muitas marcas.  Acompanhe no artigo quais são os perfis existentes e como eles podem influenciar positivamente o seu negócio! 

A importância do marketing de influência

Diferentemente do que muitos pensam, o marketing de influência não surgiu recentemente, mas em meados dos anos 1970, juntamente com a internet. Porém, somente em 1980 que o termo se popularizou. 

Com a chegada da televisão e, consequentemente, dos comerciais, sempre houveram tipos de influenciadores. Afinal, um ator falando sobre um produto em um canal aberto, por exemplo, está exercendo o seu papel de influência sobre um determinado público. 

Influenciadores digitais

Os tempos mudaram, e a internet passou a dominar o consumo de mídias. O marketing de influência seguiu a tendência, dando origem aos chamados influenciadores digitais, também conhecidos como digital influencers,  criadores de conteúdo, ou creators.

Essa nova categoria de influenciadores tem revolucionado a forma como uma marca se comunica e vende para seus consumidores, atuando como uma “ponte” entre eles. 

A seguir, você irá conhecer melhor quem são e como trabalham essas pessoas.

O que são influenciadores digitais?

Como o próprio nome sugere, são pessoas que têm a capacidade de influenciar outras pessoas e suas escolhas, estejam elas relacionadas a estilo de vida ou a consumo. Digitais, porque elas exercem sua influência através das redes sociais como Facebook, Instagram, Youtube, TikTok, entre outras.

A ideia de estimular o consumo através de pessoas influentes não é de agora. Conforme apontamos anteriormente, os comerciais de televisão são uma forma de marketing de influência. Mas por que o “digital” parece funcionar tão bem?

Para responder a essa pergunta, podemos levantar outra questão. O que te parece mais “real”:

  • Um ator prestigiado recomendando um produto pelo comercial da televisão, com toda a produção, roteiro e falas ensaiadas, ou
  • Alguém da internet, com uma quantidade significativa de seguidores, divulgando um produto de maneira “improvisada”, entre as atividades do dia-a-dia, indicando como se fosse uma dica de amigo?  

Qual dessas pessoas você apostaria que, de fato, utilizam o produto? E com qual você mais se identifica?

Como pessoas “comuns”, os influenciadores geram um sentimento de identificação e proximidade em seu público, tornando-o mais suscetível às suas opiniões. E é sobre esse ponto que sustenta a “vantagem” de divulgar com digital influencers: estar próximo do público.

Por que divulgar com influenciadores digitais?

Os influenciadores digitais estão onde seu público passa grande parte do dia.

Hoje, 77% da população brasileira é usuária de internet, dedicando mais de 10 horas e 19 minutos de seu dia consumindo e interagindo nesse meio. Com esse marco, o Brasil ocupa o segundo lugar do ranking mundial em termos de horas gastas na internet.

Falando especificamente de redes sociais, 79,9% da população brasileira é usuária dessas mídias, pois muitas usam mais de uma rede social. Sendo assim, elas dedicam cerca de 3h 41min de seu dia para o consumo dessas mídias, superando o tempo gasto com TV (3h 26min).

Todos esses dados foram apontados pelo relatório Digital 2022, do Data Reportal.

A essa altura, você pode estar pensando que, para estar presente na internet, basta fazer um anúncio patrocinado, ou uma campanha. Porém, apesar de muito importantes, anúncios podem ser ignorados ou bloqueados.

Por outro lado, 92% dos consumidores confiam mais em recomendações de produtos feitas por indivíduos do que por marcas. Segundo a Influencer Orchestration Network (ION), praticamente metade (49%) dos americanos afirmam depender dos influenciadores para tomar uma decisão de compra. 

Lançar mão do marketing de influência, além de proporcionar visibilidade à marca, também é interessante do ponto de vista financeiro. Com custos mais baixos do que gastar com empresas de mídia, é possível elevar o seu ROI

Deu para perceber que os influenciadores são importantes mediadores entre sua marca e o seu público, certo? Agora você entenderá como colocar em prática essa estratégia.

Os tipos de influenciadores

Entendida a necessidade de atingir o público de mídias sociais, chegamos a outra importante questão: como atingir o seu público com precisão, aquele importante para sua estratégia no momento.

Para isso, podemos considerar que existem diferentes categorias de influenciadores, definidas com base na análise de três elementos:

  • Alcance = tamanho da audiência;
  • Ressonância = repercussão e capacidade de engajamento junto à audiência;
  • Relevância = fit com o assunto ou valores da marca.

Conheça abaixo as principais categorias, e tente identificar quais você acredita que seriam mais apropriadas à sua estratégia digital:

1. Top Celebridade

O Top Celebridade é aquele influenciador que tem um grande número de seguidores nas redes, mas pouca relevância. Ou seja, ele é ideal para tornar a marca conhecida, e não para gerar vendas. 

Esse perfil é capaz de se comunicar com públicos distintos, por isso, fala sobre produtos e serviços diversos. Um exemplo desse tipo de influenciador é o ator e humorista Whindersson Nunes

2. Fit Celebridade

O Fit Celebridade é o sonho de qualquer empresa. Isso porque, além de informar, ele é capaz de gerar engajamento, vendas e fidelização. Há muitos influenciadores desse nível e eles costumam estar nichados. Portanto, se o seu negócio é sobre moda, procure personalidades que abordem o tema. 

A youtuber Niina Secrets, por exemplo, fala de assuntos específicos em suas redes e pode ser considerada uma Fit Celebridade. 

3. Autoridade

O influenciador de autoridade é especializado em determinados assuntos. Imagine que você queira divulgar sobre serviços de marketing digital, por exemplo. O marqueteiro Érico Rocha poderia ser uma personalidade ideal para a sua estratégia. 

Esse perfil não necessariamente tem uma grande audiência, mas há muita relevância no conteúdo transmitido por ele. 

4. Ecossistema

O ecossistema é composto, não só por um, mas por vários influenciadores do mesmo tema. Por exemplo, se você tem uma academia ou é personal trainer, pode fazer parceria com vários influencers do nicho fitness. 

O que diferencia esse segmento em relação à autoridade é que o ecossistema gera maior repercussão, já que são várias pessoas com afinidade naquele assunto apoiando sua marca.

5. TrendSetter

Sabe aqueles assuntos delicados que ninguém quer expor sua opinião, como pompoarismo e desenvoltura sexual? Os TrendSetter são ideais para isso. 

Empresas que desejam posicionar sua visão diante o público, costumam fazer parcerias com esses influenciadores. A Cátia Damasceno, youtuber, especialista em uroginecologia, sexualidade feminina e idealizadora do Programa Mulheres Bem Resolvidas é uma TrendSetter. 

6. Jornalista

O Jornalista é um especialista conhecido pelo público de massa, como o Evaristo Costa e o William Bonner. O problema é que a maioria deles são imparciais e não gostam de expor suas reais opiniões sobre um assunto. 

Empresas que desejam trazer informações exclusivas, costumam procurar esse perfil. 

7. Celebridade Tradicional

Geralmente, são atores conhecidos pelo público e que podem trazer um alto número de leads devido a sua popularidade. 

Eles não trazem uma grande relevância no assunto, mas tornam a marca conhecida. O Bruno Gagliasso é um exemplo. 

Como divulgar com influenciadores digitais?

Antes de responder e essa pergunta, entenda que os influenciadores têm diferentes formas de ganhar dinheiro, dentre elas: posts patrocinados, presença em eventos, Youtube, parceria com outros influencers, anúncios, e até mesmo palestras. 

E como sua marca pode contribuir, você verá abaixo:

Parcerias pagas

Esse tipo de parceria costuma ser mediada por contrato. Nela, sua empresa paga ao criador de conteúdo um valor para que ele opine sobre seu produto ou serviço nas redes sociais. A vantagem nesse caso que o influencer fala diretamente com seu público.

O investimento, porém, pode não ser tão atrativo. Esse valor é bastante variável, oscilando de acordo com número de seguidores, visualizações em stories ou vídeos no Youtube, número de visitas no perfil, engajamento, tempo de alcance da publicação, entre outros.

Grandes influenciadores podem cobrar valores bastante salgados. Um exemplo real é de uma influencer com alcance de quase 6 milhões de seguidores no Instagram, cujos números você pode conferir abaixo:

 

  • Publicação no feed: R$ 16 mil a R$ 20 mil;
  • Vídeo de 15 segundos nos stories: R$ 10 mil;
  • Vídeo no IGTV: R$ 25 mil.

 

Mas não se assuste, você pode optar por influenciadores menores, que tenham valores menos exorbitantes, mas que cumpram satisfatoriamente sua função de comunicar-se com seu público.

É importante lembrar que parcerias pagas devem ser sinalizadas. As próprias plataformas oferecem o recurso de sinalização, sendo obrigatório utilizá-lo nesses casos. Um deslize aqui pode manchar a imagem da empresa – e do influenciador – com o público, que pode se sentir enganado.

Recebidos

Uma opção mais “econômica” é enviar seu produto ou serviço ao influenciador “sem compromisso”. Nesse caso, ele pode mostrar em suas redes, caso gostar. Porém, isso costuma acontecer em vídeos rápidos de “recebidos”, nos quais o influenciador não costuma tecer opiniões sobre os itens ou marcas. 

Apesar de mais barata, com custos relativos somente ao envio, essa estratégia tem a desvantagem de talvez não atingir seu público efetivamente.

Permuta

Essa estratégia costuma funcionar bem com influenciadores que já conhecem e consomem seu produto, ou têm de fato interesse em consumi-lo. Neste caso, o influencer recebe seu envio, e divulga sua opinião sobre ele, sem cobrar qualquer valor. 

A questão é que, para a permuta funcionar, é preciso haver interesse e um acordo envolvendo ambas as partes. 

Presença VIP

Esse tipo de divulgação é interessante para o lançamento de um novo produto, coleção ou inauguração de um espaço físico. Além de atrair o público local que se identifica com o influenciador, a divulgação de vídeos ou fotos nas redes sociais também irá abranger o público virtual.

Essa estratégia pode demandar um custo maior, principalmente se for necessário custos com transporte e hospedagem. Esses detalhes, porém, podem ser acordados entre a marca e o contratado.

 

Como escolher entre os tipos de influenciadores?

O influenciador ideal para o seu negócio vai contribuir para que seus clientes percorram o funil de vendas mais rapidamente, mas para isso, é preciso saber como fazer a escolha certeira. 

Em primeiro lugar, essa estratégia não se baseia em matemática simples. A ideia de que “quanto mais seguidores, mais conversão” não é verdadeira. O “valor” de um influenciador não está nos números.

Existem aspectos mais importantes a serem observados, como o engajamento do público e a relevância daquele criador para o mercado. Não é incomum influenciadores com menor audiência serem mais valiosos para a sua marca. 

Outro aspecto fundamental é ter bem definido o seu objetivo como marca. Conforme você observou no tópico “Tipos de influenciadores digitais”, cada um deles proporciona um resultado diferente.

Você pretende atrair maior visibilidade à marca? Converter em muitas vendas? Aumentar a autoridade? Seu produto atende um nicho muito específico, ou atua de forma mais geral? Essas são algumas questões a serem esclarecidas antes de fazer sua escolhas.

Cuidados ao escolher influenciadores digitais

A escolha do influenciador ideal também exige alguns cuidados. É importante estar atento ao perfil do influenciador com quem vai vincular a sua marca. Os princípios dele precisam estar alinhados ao que você acredita ser interessante ao negócio.

Por exemplo, não é interessante uma marca de alimentos veganos se associar a imagem de um chef especialista em fazer churrasco.

Não é raro marcas terem de se desvincular da imagem de certos influenciadores devido a algum posicionamento ou conduta considerados inapropriados, socialmente, ou em relação ao que preza o negócio.

Outra questão é a credibilidade do influenciador. Observe com quais outras marcas ele costuma fazer parcerias. O público está cada vez mais atento à divulgação de marcas que prestam mal atendimento. 

Por isso, você deve ter cautela, atentando-se não somente ao tamanho da audiência ou ao engajamento daquele perfil, mas também ao posicionamento e postura do influenciador em todos os aspectos, observando se eles estão alinhados ao objetivo e aos valores de sua empresa.

Conclusão

O marketing de influência sempre teve um papel importante no mercado publicitário, mas atualmente essa é uma estratégia indispensável quando considerado o universo digital e seus influenciadores. 

Conheça seu público, descubra seus interesses e “onde” encontrá-los. Esteja presente em suas redes. E lembre-se: a relevância de um influenciador não está nos números.

De acordo com suas estratégias, já consegue identificar quais tipos de influenciadores se encaixam no seu negócio? Continue acompanhando o blog da Idpubli para não perder os melhores conteúdos para o seu negócio!

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